Trancoso
Brasil
Ano Novo 2018

O queee dizer de Trancoso. Bem, first things first. Bater perna pelo Quadrado com a igrejinha ao fundo, entrar em suas lojinhas de artesanato, comer em algum restaurante a luz de velas ouvindo um MPB ao vivo de fundo é realmente sensacional. Ir para tudo quanto é lugar - de praia a festas - de havaianas também é algo que deveria ser institucionalizado em todo o Brasil. As praias são lindas e amo coqueiros. Porém, eu estava na Bahia. Queria forró, axé e leveza. E infelizmente para mim (para outros, felizmente), no ano novo, é gente demais, eletrônico demais… Eu queria deitar na praia (sem mínimos de consumação), ouvir o barulho do mar (ou uma musiquinha acústica/leve de fundo), relaxar…sabe? Pois então, meio difícil nessa época. Para ser justa, achei UM lugar em Trancoso que eu consegui fazer isso: Casa Clube. A boa notícia (para mim pelo menos), é que é só no ano novo que fica essa loucura, depois, PAZ. Agora, vamos as dicas:
1. Nem pense em levar salto.
2. Em épocas mais movimentadas, Trancoso fica perigoso. Ou seja, mesmo que seu hotel fique a 5,10 minutos andando do Quadrado, prefira ir de táxi, ou até mesmo mototáxi (barato e divertido :) Principalmente a noite!
3. Tente se hospedar o mais perto do Quadrado possível! Em volta não tem nada de especial.
4. Aproveite para conhecer Caraíva :)
O QUE FAZER
Quadrado e Igreja de São João Batista
Você sabia que Trancoso é uma das mais antigas vilas jesuítas do mundo?! Pois é. A Igreja de São João Batista, foi construída algumas décadas depois do descobrimento do Brasil, pelos padres jesuítas. Hoje, a praça que a contempla é declarada Patrimônio Histórico Nacional pela UNESCO e abriga diversas lojinhas de artesanato, lojas de grife, bares e restaurantes. Ou seja, ande, explore, coma, beba, escute, divirta-se :) Onde comer? Uxuá e Capim Santo. Ah, logo na entrada tem uma tapioca MUITO boa. Sério. Tem a mais famosa (não sei o nome, mas você vai ver. É a única que forma fila.) MAS, acho interessante provar as do lado também :) Seeem esquecer do mirante atrás da igreja que da para o mar!









Praias
Quanto as praias, há a Praia dos Coqueiros, logo abaixo do quadrado (só descer as escadas), onde fica o Uxuá Beach Bar, Casa Clube, Aragon...; a Praia dos Nativos, do outro lado do rio, a qual eu achei a mais bonita (andando mais para o fim, na altura da Pousada e Beach Club Estrela d'Agua); a Praia do Rio da Barra que infelizmente eu não tive a oportunidade de ir de dia, somente a noite, mas parece ser linda!; e é CLARO, a famosa Praia do Espelho, que irei falar no post de Caraíva S2
E eu não poderia deixar de mencionar o Titanic de Trancoso. É isso mesmo. Estava eu andando pelas areais de Trancoso, até que me deparo com um barco de madeira no meio da praia com os seguintes dizeres: “favor não subir no teto, há morador”. Ai eu fiquei “ Oi?! ”. Bom, de fato, há um morador, e, segundo ele, há sete anos atrás esse barco naufragou nas praias de Trancoso e a prefeitura deu a ele a permissão de morar ali. Ele aluga pranchas, da aula de funcional e capoeira de manhã, entre outros coisas mais. Gente boa :)








