Taormina
Itália
Setembro /2015

QUANTOS DIAS
Três noites - mas dois dias é suficiente para conhecê-la :)
TAORMINA
S2 Parada mais que obrigatória na Sícilia, Taormina é uma pequena e linda cidade na Sicília (aquela bola sendo chutada pela bota da Itália). Fundada no ano de 396 a.C., toda a cidade foi construída em cima de uma colina de pedra de 200 metros de altura chamada Monte Tauro, o que consequentemente faz com que a cidade tenha vários pontos com vistas maravilhosas para o mar e o vulcão Etna :)
O QUE FAZER
Ande
Taormina é muito pequena, com ruelas e ruas estreitas (grande parte da cidade nem entra carro!), então é possível - e muito agradável - fazer tudo a pé! A rua principal chama-se Corso Umberto, com várias opções de bares, lojas e restaurantes, e basicamente, todos os outros pontos de interesse são ruas transversais à Corso Umberto que acabam em jardins, ruas floridas e casarões antigos :)






Teatro Grego
Construído pelos gregos no século V a.C., esse teatro a céu aberto com uma das melhores vistas da cidade - e que já chegou a receber combate de gladiadores - hoje serve como palco para óperas, concertos, ballet e demais espetáculos, como desfiles de moda. Clique aqui para acessar o site oficial do Teatro e fica por dentro da programação!

Vulcão Etna
Se Pompéia tem o Vesúvio, Taormina tem o Etna! Conhecido como o mais alto vulcão da Europa (e um dos mais altos do mundo!), com seus 3.343 mil metros de altura, o Etna é quase três vezes maior que o Vesúvio. EEEE ainda, é um dos vulcões mais ativos do mundo, sendo que a sua última erupção foi em maio desse ano (Veja o vídeo abaixo)! Mas CALMA, não há motivos para se preocupar, apesar de ser um dos maiores vulcões do mundo e um dos mais ativos, o Etna é considerado pouco perigoso, e o que acaba causando alguns danos são apenas as cinzas. Na realidade, ver uma erupção do Etna ao vivo é um espetáculo! Tipo fogos de artifício :) Ah, e se você tiver um espirito mais aventureiro (é uma trilha demorada, de aproximadamente 4 horas), há vários passeios guiados que levam até o cume!
Jardim Público ou Villa Comunale
Com suas flores, plantas e construções exóticas, e dono de uma das vistas mais bonitas da cidade (concorrendo pau a pau com o Teatro Grego!) o Jardim Público era na realidade o jardim da casa de Florence Travelyan (há uma estátua dela lá!), prima de segundo grau da Rainha Vitória. Exilada da Inglaterra por conta de rumores de um envolvimento amoroso com o futuro rei da Inglaterra, Eduardo VII, Florence foi morar em Taormina, onde se casou com o veterinário de seus cachorros e comprou vários terrenos, entre eles o atual Jardim Público, e ainda, a Isola Bella :)




Praia Isola Bella
Linda praia lááá embaixo da cidade! Assim como as praias da Croácia, possui pedrinhas no lugar de areia, um mar lindo e cristalino e várias opções de bares com comidas, bebidas e aluguéis de cadeiras e guarda sóis. Como chegar? De teleférico (custa em torno de 3 euros e sai do centro da cidade), de carro (tem estacionamentos lá embaixo), táxi ou ônibus (em torno de 3 euros também). Da praia também saem alguns passeios para grutas e outras praias próximas que custam cerca de 10 euros.






Visitar uma vinícola aos pés do Etna
Um outro programa legal é visitar uma vinícola as pés do vulcão Etna! Há diversas opções de vinícolas, sendo que por um preço fechado, você faz um tour guiado pelas plantações e instalações, aprende sobre todo o processo de produção do vinhos e ao fim, uma degustação de vinhos e aperitivos :)

Prove o Arancini e o Penne alla Nomra
Eu gosto de explicar o Arancini como sendo uma espécie de coxinha redonda recheada com risotos dos mais variados sabores! Nem preciso falar que é sensacional, né? Para provar o melhor Arancini de Taormina, vá ao Da Cristina (Vico Sacramento, 2). Já o Penne alla Norma é uma deliciosa pasta feita com beringela, tomate, manjericão e ricota. Na realidade não precisa necessariamente ser um penne, pode ser qualquer outra massa alla norma!


Visitar Castelmola
Logo acima de Taormina (aproximadamente 10 minutos de carro), fica a cidade de Castelmola, que na realidade é um pequeno vilarejo, com algumas ruínas, bares, restaurantes e uma linda vista para Taormina e para o vulcão :) Curiosamente, tem um bar em Caltemola chamado Turrisi que toda - é sério, TODA - a decoração é feita de pênis. Mas não, não tem nada a ver com pornografia ou algo do gênero. Na realidade, esse “símbolo” significa fertilidade, e o bar acabou virando ponto turístico da cidade, obviamente.



RESTAURANTES E BARES
Casa Gioli
Ótimo e fofo! Ps: Escolha as mesas de fora, o ambiente é mais agradável ao ar livre abaixo das árvores :)
Vico Giordano Bruno, 2

Hammameth Bar
Bar mais diferentão com estilo meio marroquino e mesas distribuídas em carpetes pelos degraus da escadaria logo do lado de fora do bar.
Salita Badia Vecchia

Bar do Hotel Metropole Taormina
Bar de jazz com cadeiras, mesas e sofás dispostos em uma varanda com uma vista espetacular! Ótimo para o fim de tarde: imagine você sentado em um sofá virado totalmente para o litoral de Taormina, bebendo um drink (ou cerveja, ou água, ou refrigerante…vai saber), saboreando uns petiscos e vendo o sol se pôr S2
