Siracusa
Itália
Setembro /2015

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR
Duas noites - Hotel Alla Giudecca (Lindo e ótima localização!)
Ps: Independente do hotel que você ficar, hospede-se na ilha de Ortiga! É onde fica o centro histórico da cidade, ruelas, ótimos restaurantes, praias, suas principais atrações e o melhor: faz-se tudo a pé :)
A CIDADE
Antiga Capital da Magna Grécia (para quem não sabe, era assim chamada a região sul da península Itálica colonizada pelos gregos no século VII a.C.), Siracusa era tão importante quanto Atenas, atraindo filósofos e estudiosos como o famoso físico e matemático Arquimedes (fico imaginando ele usando os espelhos para incendiar os navios romanos)! Acrescente ainda o charme do centro histórico (ilha de Ortiga) de apenas 1km2, seus restaurantes, mercados, água cristalina, lojinhas de artesanato local...Enfim, com certeza - das cidades visitadas na Sicília - Siracusa foi a que mais me impressionou, pelo simples fato de que eu não esperava nada dela - já que todos só falam em Taormina, e ninguém da bola para Siracusa (coitada) - e de repente ela tinha tudo :)










O QUE FAZER
Fonte de Aretusa
Reza a lenda que o deus Alfeu se apaixonou pela ninfa Aretusa quando a viu tomando banho. Arethusa então fugiu para Sicília para se esconder e acabou sendo transformada em uma fonte pela deusa Ártemis. Calma, não acabou por ai, no fim, Alfeu foi transformado em rio por Zeus, para que este pude-se chegar a Siracusa e unir-se com sua amada fonte. Ou seja, no fim, a Aretusa se deu mal. Lendas a parte, hoje a fonte tem gansos/patos (ou outro animal parecido) e plantas de papiro. Resumindo, não é nada de mais, mas é curioso :)

Castelo Maniace
Castelo construído no século VIII, bem bonito, na ponta da ilha :)







PARQUE ARQUEOLÓGICO
Um pouco afastado da llha de Ortiga (10 minutos de carro), o parque arqueológico de Siracusa é basicamente o que restou da colônia grega que se estabeleceu em Siracusa no século VIII a.C., e não estamos falando de uma colônia qualquer, e sim, de uma das maiores do mundo antigo. Conta com o maior Teatro Grego da Sicília com 140 metros de diâmetro, a Orelha de Dionísio, o Túmulo de Arquimedes, etc.
Aberto todos os dias das 9h às 18h
Teatro Grego
Quem hoje assiste a uma apresentação de ópera clássica no Teatro Grego de Siracusa nem imagina que anos e anos atrás servia de palco para lutas de gladiadores e outros meios de entretenimento loucos daquela época. Construído no século V a.C, o Teatro não é um dos mais conservados, tendo em vista a retirada de pedras e rochas do mesmo pelos espanhóis para a serem utilizados nas fortificações de Ortiga.

Túmulo de Arquimedes
Arquimedes nasceu e morreu em Siracusa (287 a.C. – 212 a.C.). E, a título de curiosidade, Arquimedes, quando conseguiu resolver um complexo dilema apresentado pelo rei Hierão, exclamou a famosa expressão “Eureka!” (significa “Encontrei” em grego), que hoje é usada quando alguém encontra a solução de um problema difícil :) E claro, ainda tem a famosa história (talvez lenda) onde Arquimedes incendiou navios romanos com o reflexo de espelhos côncavos!
Orelha de Dionísio
A Orelha de Dionísio nada mais é que uma caverna artificial (buraco) cavado nas rochas, onde o rei Dionísio prendia seus inimigos, e, graças a forma de seu interior, possibilitava que Dionísio escutasse do lado de fora o que os prisioneiros (acredita-se que foram mais de sete mil atenienses presos ali) estavam conversando lá dentro!


Praça Principal e Duomo
Como toda cidade italiana que se preze, Siracusa tem a sua Duomo na praça principal rodeada de bares e restaurantes. MAS, não é o melhor, nem mais barato lugar para se comer, então se guarde para os restaurantes das ruelas por perto :)


Inclusive, na praça principal fica a entrada (ali na flecha) para um ex esconderijo da Segunda Guerra Mundial.
Ps: Acho (e espero) que esse esqueleto é só uma brincadeirinha.


“Praia”
Apesar de existirem praias de verdade em Siracusa, a que eu mais gostei foi na realidade uma “praia” onde as pessoas ficam deitadas em uma rocha e pulam direto no mar, subindo por uma escadinha :) Na foto não da de perceber muito, pois não pegamos dias de muito sol, mas a água é transparente!

COMER BEBER
Via Cavour
Fomos em um restaurante fracês muuuito bom em Siracusa. Mas, eu acabei não anotando o nome e não consegui achar no google maps :/ Só sei que era na Via Cavour, muito fofo, com mesas na calçada e um vinho da casa sensacional! De qualquer maneira, essa rua (e nas redondezas) é cheeeeia de opções :)
Fratelli Burgio
Esse bar/restaurante/enoteca fica logo em frente ao Mercado de Siracusa. Na realidade, o mais famoso local ali no mercado se chama Caseificio Borderi Elefteria, que na realidade fica do lado do Fratelli. Porém, o Caseificio não tem mesas e estava com uma fila enorme para pegar o famoso sanduíche. Já esse simpático restaurante ao lado, tinha uma pequena fila (as vezes não tem como escapar das filas), mesas para sentar e tábuas de comidas maravilhosas como essas na foto abaixo. Juro que da água na boca só de lembrar.

