Rishikesh
Índia
Fevereiro 2019

Referência mundial quando o assunto é prática de yoga e meditação, Rishikesh fica em meio a montanhas, nos pés do Himalaia onde o Ganges ainda é transparente. Isso mesmo, rio Ganges transparente e prontinho para você dar um mergulho! Só com essa descrição, eu já imagino um oásis em plena Índia. E de fato, Rishikesh foi a cidade mais serena que visitamos neste país (leia-se novamente: “neste país”.) Seguindo este pensamento, a cidade é inteiramente vegetariana e sem álcool. Dá para imaginar? Uma cidade inteira vegetariana e nem uma cervejinha sendo vendida na esquina? Pois é. A primeira parte não me incomoda, até gosto. Mas confesso que senti falta do momento “sentar em uma mesinha na rua e tomar uma cerveja ou vinho enquanto observa a vida passando”. Mas tudo bem, um dos grandes motivos de eu viajar é exatamente esse: conhecer culturas e principalmente vivenciar novas experiências :)
E claro, ao ler sobre Rishikesh, você irá se deparar muito com os Ashrams. Que nada mais são que lugares onde as pessoas buscam a elevação espiritual através de exercícios para o corpo e a mente. Sempre seguindo orientações de um guru. Caso você tenha curiosidade, é possível se hospedar em um destes ashrams, e Rishikesh é um dos lugares mais recomendados do mundo para você fazer isso :) Inclusive, a cidade ficou mundialmente conhecida exatamente por causa de seus Ashrams e pela visita dos Beatles a um deles em 1968. Falaremos mais disso adiante. De qualquer maneira, aconselho se hospedar em um Ashram mais afastado da cidade e próximo da natureza. Infelizmente, mesmo em Rishikesh, há MUITAS buzinas. E bem, pelo menos para mim, um centro de relaxamento e elevação espiritual tem que ter som de passarinhos cantando ao fundo, e não de buzinas.
COMO CHEGAR
Basicamente há três formas: táxi, trem e ônibus. Escolhemos o ônibus. Why? Táxi é desconfortável, não tem como deitar, etc. O trem não chega até Rishikesh, somente até uma cidade próxima, então teria que pegar táxi de qualquer maneira. O ônibus é direto New Délhi - Rishikesh, bancos reclináveis e ar condicionado. A viagem toda dura em torno de 6 horas. Há inclusive a opção de ônibus noturno: cama, travesseiro, coberta…Eu adorei a experiência do ônibus noturno. O Ricardo diz que nunca mais quer fazer isso. Então vai de cada um :)

ONDE FICAR
Prós: quarto e banheiro grandes e espaçosos. Vista para o rio. Limpo.
Contra: café da manhã só havia fritura e o salão era meio sujo demais. Fica mais afastado do centrinho.
A melhor região para se hospedar na minha opinião é do lado direito do rio perto do The Little Buddha Café.
O QUE FAZER
PRATICAR YOGA OU MEDITAÇÃO
Mesmo que você não se hospede em um Ashram, nada está te impedindo de praticar um pouco de yoga e/ou meditação! Aulas e oportunidades é o que não faltam.
ANDAR
Nada melhor que andar sem rumo para conhecer uma cidade. Além do mais, a cidade tem praticamente apenas duas ruas principais.






LAXMAN JHULA
Ponte suspensa e colorida que liga os dois lados da cidade. Como tudo nessa terra há uma lenda por trás, esta ponte não poderia ficar fora: reza a lenda que Lakshmana (divindade hindu) cruzou o Ganges em cima e uma corda no exato local onde mais tarde, no ano de 1929, seria construída a Laxman Jhula.


APRECIAR O GANGES (Rafting?!)
Uma coisa é certa: o cenário onde esta cidade foi construída é maravilhoso! Sentar em uma das escadarias pela manhã, sentir o sol no rosto e observar a correnteza do rio Ganges em meio aquelas montanhas faz bem não só para os olhos, mas para a alma. Prefere mais adrenalina? No problem, só fazer um rafting!




VISITAR O ASHRAM DOS BEATLES
Na realidade não é deles o Ashram, obviamente, e sim o local que a banda escolheu para passar algumas semanas em 1968 praticando meditação transcendental justamente com o guru Maharishi Mahesh Yogi. Curiosamente, o grupo chegou a compor quase que 50 músicas no período que passaram no Ashram, sendo inclusive considerado o momento mais criativo dos Beatles. Hoje o lugar está quase que completamente abandonado (o que até que deixa as construções bem interessantes), à exceção de alguns cômodos com fotos dos Beatles e explicações sobre as técnicas da meditação transcendental.




RESTAURANTES
PURE SOUL
Café simpático com linda vista para as montanhas. E para falar bem a verdade, único local de Rishikesh que escutamos somente o som da natureza, sem buzinas. Paz.
THE LITTLE BUDDHA CAFE
Outro café simpático com vista para o Ganges. Local bem agradável, rústico.