Liubliana
Eslovênia
Julho 2012

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR
Três noites - Best Western Premier Hotel Slon (ótimo hotel, boa localização)
A CIDADE
Que lugar mais lindo! É uma cidade que contagia com sua vibração, arquitetura, cores e ótima gastronomia, e, apesar de ser a capital da Eslovênia, Liubliana não é uma cidade grande. É possível apreciar seus encantos a pé ou de bicicleta (possui muitas ciclovias). Bares e restaurantes disputam lugar as margens do rio Liublianica, que cruza a cidade, principalmente próximo a praça Preseren. Impossível resistir uma parada em um dos bares para olhar o movimento e dar uma relaxada!

O rio também divide a cidade em duas partes: a parte econômica e política da cidade (ou seja, a parte mais moderna) e a Old Town de Liubliana (que é onde a magia acontece!).

Reza a lenda que em 1.144 havia um temeroso dragão morando no castelo da cidade. Um dia ele se apaixonou por uma adorável dragão fêmea e os dois tiveram um filho. O filho resolveu ser artista, o que não agradou muito o pai, que decepcionado com o filho e esquecido pela mulher (que só cuidava do filho) chorou dias e noites até que encheu o rio Liublianica. O filho era tão adorado pelas criaturas que habitavam Liubliana que há uma homenagem a ele na Ponte dos Dragões. E é assim, em meio a histórias de dragões e criaturas mágicas que surge esta cidade maravilhosa em meio aos vales.

O QUE FAZER
Praça Preseren
É a principal praça da cidade, é nela que se encontra a Igreja Franciscana e a Ponte Tripla. A noite é muito agradável com muitas pessoas passeando e tomando sorvete. Deve ser seu ponto de partida para desbravar o centro histórico da cidade.
Ponte Tripla
É o conjunto de três pontes que ligam a parte moderna a parte medieval da cidade. Indispensável vê-la a noite!

Caminhada ao longo do rio Liublianica
Este é o meu “canto” preferido da cidade. Será as margens deste rio que você encontrará desde restaurantes a luz de velas até bares com musica alta e artistas de rua entretendo a quem passa. Nem preciso falar que há diversas opções de bares e restaurantes nesta região.
![]() | ![]() |
---|
Castelo de Liubliana
De praticamente qualquer ponto da cidade é possível observá-lo acima das colinas. Antigo lar do dragão de Liubliana (pelo menos conforme a lenda!), este castelo não se difere muito dos outros castelos que já visitei. Porém, vale a visita pela vista panorâmica que se tem da cidade ao subir a torre principal. Para quem gosta um pouco de história, o castelo foi construído primeiramente para defesa da cidade, mas já serviu como hospital militar e até como prisão na Segunda Guerra Mundial. Nos jardins do castelo é possível encontrar um bar/café que fica muito convidativo após a longa e cansativa (ok, não tanto) subida ao castelo!


Ponte do Dragão
A lenda conta que uma das esculturas de dragão na ponte é na verdade o dragão artista, filho do dragão mal, enfeitiçado e adormecido.
Se perder pelas ruas da antiga cidade
É muito gostoso caminhar pelas ruas e descobrir novos lugares sem seguir um mapa ou roteiro específico. A cidade é repleta de bares e restaurantes “escondidos”, lojas artesanais e galerias de arte. Apenas saia caminhando!
Praça Vodnik
Nesta praça é onde ocorre a feira de Liubliana. É possível encontrar desde comidas e bebidas até flores, roupas e artesanato local.
BARES E RESTAURANTES
Skeleton Bar
Encontramos por um acaso este bar enquanto caminhávamos pelas ruas da cidade antiga. É uma porta bem discreta que te leva ao subsolo. Nunca pensei que descendo as escadas iria encontrar um lugar tão inusitado: o ambiente é escuro, possui esqueletos em gaiolas penduradas pelas paredes e várias outras “partes de cadáveres” espalhados bar. Apesar da aparência meio sinistra, o clima é totalmente descontraído e animado, muito animado!
Kljucavnicarska 5
Zlata ribica
Este restaurante de frutos do mar é delicioso! Gostamos tanto da comida e da atmosfera que comemos lá mais de uma vez! Fica as margens do rio e serve um delicioso peixe grelhado!
Cankarjevo nabrežje 7

Spajza
Excelente restaurante! Tem um clima acolhedor e simpático, mas o grande charme está no jantar a luz de velas servido ao ar livre no jardim que há na parte de trás do restaurante.
Gornji trg 28, 1000
COMO CHEGAR
Por algum motivo que não sei dizer qual, resolvemos dormir uma noite em Celje – Eslovênia, que fica no meio do caminho entre Zagreb e Liubliana. Sinceramente eu não recomendo a parada em Celje: quase não tinham pessoas na rua e o hotel indicou um bar que já fechou há 10 anos!. Outra opção de cidade que eu tinha considerado era Novo Mesto. Não ficamos lá por que meu namorado quis escolher pelo menos alguma cidade do roteiro, acabou escolhendo Celje e aprendeu que é melhor não dar pitaco! (Hahaha brincadeirinha). Enfim, de Zagreb a Liubliana são 138 quilômetros, quase um pulo, não pare no meio do caminho!
MAPA
