Lago de Bled
Eslovênia
Julho 2012

O LAGO E A ILHA
Se você vai a Eslovênia não pode deixar de ir a este maravilhoso lago! Para muitos é inclusive a principal razão de se visitar o país.

Bem no meio do Lago de Bled fica uma pequena ilha (que inclusive é a única ilha natural de toda a Eslovênia!), onde fica uma pequena igreja e um charmoso café. Porém, para se ter acesso a igreja e ao café você deverá subir os 99 degraus que te levam ao topo da ilha. É um lugar magnífico e chega a dar um pouco de inveja das pessoas que possuem este pequeno santuário como palco do início de seus matrimônios. O único problema, é que pela tradição o noivo deve carregar a noiva no colo escadaria acima! A igreja possui um sino, deve-se tocá-lo por 3 vezes seguidas e fazer um desejo! Não acredito muito nessas coisas, mas, quem sabe?!


Para se chegar a ilha basta alugar um barco a remo (ao redor do lago têm várias opções): apesar de parecer um pouco longe, chega-se rapidinho e o caminho pode se tornar muito divertido!


Também é possível fazer uma caminhada em volta do lago. São 6 quilômetros de cenários perfeitos para excelentes fotografias!

Depois de alugar o barco, ir remando até a igreja, subir os 99 degraus, tocar três vezes o sino, admirar um pouco a paisagem e voltar remando novamente até terra firme, decidimos que era hora de um chopp para aproveitar a vista. Acabamos encontrando um bar/restaurante na beira do lago, que infelizmente não me lembro do nome, mas buscando no mapa, fica em frente ao Kings Club House e um mercado. Estava um lindo dia de verão, as pessoas estavam se refrescando no lago ou pegando sol (é possível alugar espreguiçadeiras e guarda sol)....totalmente recomendado!

O CASTELO
Bem na margem do Lago de Bled, e acima de um precipício de mais de 100 metros, fica o mais antigo castelo da Eslovênia. Este é mencionado em fontes escritas pela primeira vez no ano de 1011 em uma doação do então rei alemão Henry II para o bispo Adalberão de Brixen como forma de agradecimento pelo auxílio prestado pela igreja em suas tentativas de reforçar o Estado alemão na região. Nestes escritos, o rei refere-se ao Castelo de Bled como Castelo de Veldes. Dentro do castelo há um museu que conta a história dos antigos moradores de castelo e da região. Há também um restaurantes (com A vista) e algumas lojinhas.

Horário de funcionamento e preço
No verão é aberto desde as 8:00 da manha até 21:00 da noite. O preço para “crianças” até 14 anos é de 4,50 EUR, enquanto para adultos custa 9 EUR. Estudantes pagam 7 EUR. Caso você esteja em um grupo de mais de 10 pessoas é possível receber descontos.
Clique aqui para maiores informações.
COMO CHEGAR
Este paraíso encontrado quase na divisa da Eslovênia com a Áustria, fica a apenas 40 minutos de carro da capital Liubliana. Logo que você chega a Bled, parece que todas as estradas levam ao lago, então apenas siga o fluxo (mas tenha um GPS em mãos, nunca se sabe)!