Bremem
Alemanha
Junho 2014

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR
Três noites - Hotel Classico (localizado na Marktplaz! Ótimo hotel.)
A CIDADE
Bremem é uma cidade-estado, ou seja, é uma cidade independente com governo próprio e autônomo. Apesar de ser não ser pequena (tem uma área de 325 Km2 aproximadamente), em seu centro histórico é possível fazer-se tudo a pé. Há inclusive muitas áreas que é proibido o acesso por carros, e, cá entre nós, esses são os melhores lugares! O centro histórico (ou Mitte) é meio medieval, meio gótico com muitas ruelas, e é claro, muitas opções de bares, cafés, restaurantes e lojinhas (principalmente no bairro Schnoor). A cidade também conta com amplos parques, áreas verdes e o Estádio do Werder Bremem.
O QUE FAZER
Marktplaz
É uma praça situada no meio do Mitte. Construída no ano de 1404, é palco de inúmeras construções históricas, como a Prefeitura (Rathaus), a Catedral de St. Petri, o Parlamento, Roland, e ainda a famosa Estátua dos Músicos de Bremem (atrás da prefeitura). É um excelente local para se hospedar.
Estátua dos Músicos de Bremem
É uma estátua famosa, que se tornou símbolo da cidade de Bremem. A fábula escrita pelos Irmãos Grimm, conta a história de um burro, um cachorro, um gato e um galo que não conseguiam mais produzir e tornaram-se sem valor aos olhos de seus donos. Eles decidem então fugir e se mudar para a cidade de Bremen, onde há liberdade, e onde podem então seguir seus sonhos de serem músicos. Assim, a estátua de bronze dos quatro animais simboliza a liberdade. Dizem que tocar nas pernas do burro trás sorte!


Bottcherstrabe
É uma rua muito simpática, movimentada e com uma arquitetura única. É onde se encontra a obra de Bernhard Hoetger “Linchtbinger”, ou “Bringer of Light”, e tem-se acesso a ela por meio da Marktplaz. Não deixe de ir!
Schnoor
Bairro medieval muito fofo e simpático. É repleto de lojinhas de souvenirs, artesanato, artistas locais, pubs, restaurantes e charmosos cafés dividindo espaço pelas ruelas estreitas com prédios/casas geminadas. É parada (ou andada ha-ha) obrigatória em Bremem.

![]() | ![]() | ![]() |
---|
Roland
Esta estátua de 5,5 metros de altura construída no mesmo ano da Marktplaz, representa justiça e liberdade.

Parque Wallanlagen e seu lindo moinho de vento
Por este parque passava o antigo muro de proteção da cidade. Hoje as muralhas foram substituídas por um lindo parque com um lindo moinho que funcionou até 1950 :)

"Bairro legal"
Outra parte muito agradável da cidade é um bairro (que eu não sei o nome, sorry) perto do centro histórico, logo após o bairro de Schnoor. Para chegar lá, pegue a Ostertor Strabe, siga em frente até chegar a Ostertorsteinweg (no caminho tem uma estátua de um cachorro azul grande). Andei mais pela rua principal, tem vários bares e cafés.



RESTAURANTES E BARES
Bremer Ratskeller
Restaurante tradicional localizado abaixo da prefeitura. Com 600 anos de existência, possui uma das mais antigas adegas da Alemanha.
Schuttinger
Bar com muitas cervejas artesanais, vários mabientes e você DEVE pedir o seguinte “prato”: XXL Monster Currywurst. O nome assusta, o tamanho do prato e o tamanho da salsicha também, mas é sem dúvidas um prato típico imperdível!
Hinter dem Schütting 12-13, 28195 Bremen
Algum café em Schnoor
Nesta região, e mais especificamente, nas redondezas da rua Wustestatte há vários cafés que são uma graça e muito agradáveis!
COMO CHEGAR
Em nosso itinerário (Bremem, Berlim e Amsterdã), Bremem foi escolhida como primeira cidade a ser visitada, apesar de termos chego do Brasil em Amsterdã. Sempre deixo a cidade de partida e chegada (neste caso Amsterdã) para o fim da viagem, mais prático, melhor. Então, chegamos no aeroporto de Amsterdã 12:20, alugamos um carro e seguimos diretamente para Bremem! Três horas e meia depois (ou 356km) estávamos em nosso destino.